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Metrô assina contrato para Linha 22-Marrom que vai ligar Cotia à estação Sumaré
Consórcio SYSTRA Prime L22 foi selecionado em fevereiro, mas contrato só foi assinado na quinta-feira, 25/5. Serviço terá de ser executado até maio de 2026, conforme divulgado pelo Metrô de São Paulo.
O Consórcio terá 35 meses para formular os serviços técnicos especializados de engenharia, arquitetura e geologia para o desenvolvimento do anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da linha 22-marrom do Metrô, que vai ligar Cotia a São Paulo.
Na prática, isso deve ocorrer até o fim de junho, o que estipula que o Metrô terá de receber todas as informações contratadas até maio de 2026.
Embora a data seja distante, é importante salientar que o material produzido será repassado ao Metrô durante todo esse período. Ou seja, a companhia poderá dar sequência ao desenvolvimento do empreendimento, inclusive decidindo qual será o modal a ser adotado.
O projeto prevê 19 estações e um pátio de trens para 52 trens. A demanda estimada é de 649 mil passageiros por dia.
O Metrô ainda analisa como será o ramal que ligará o centro de Cotia e chegará até a estação Sumaré, na Zona Oeste da capital.
A hipótese mais provável é que seja uma linha convencional, subterrânea no trecho da maior parte de São Paulo. Já a extensão que deve correr próxima a Rodovia Raposo Tavares é uma dúvida, já que pode ser viável uma estrutura elevada. Há ainda a questão de levar a linha nesse perfil até Cotia ou então dividir o projeto em dois tipos de modais.
Com o anteprojeto de engenharia e arquitetura, somado aos estudos geológicos, esse cenário será compreendido e então caberá à gestão estadual decidir quando a Linha 22 pode sair do papel.